Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Salas de estar pequenas

É cada dia mais comum apartamentos onde as salas são um desafio na hora de decorar!
Não cabe quase nada do que o cliente quer!
Por isso é de extrema importância estudar bem o que colocar neste ambiente...



Antes de efetivar a compra dos itens mais importantes como o sofá e o rack é muito interessante fazer uma medição do espaço... também é válido levar a trena para a loja, ou perguntar as medidas dos móveis pesquisados. Mas por que?
Imagina se você compra, e quado o sofá chega na sua casa ocupa a sala toda?



Muito cuidado com o uso de mesas de centro! Elas são perigosas quando possuem cantos vivos, são de vidro ou de espelhos. O risco de acidentes é grande principalmente para idosos e crianças.


Uma opção bem popular é o sofá com chaise ou um puff do mesmo material, que faz o mesmo efeito e pode substituir a mesa de centro. Mas as opções são inúmeras.


Com relação a tapetes, eles dão um charme especial e trazem aconchego, mas não são indicados para quem tem alergia a poeira!
Os tapetes também oferecem riscos de tropeço aos idosos, por isso muito cuidado.


Outra peça muito importante na sala de estar pequena é a TV!
Para muita gente, quanto maior melhor... Mas não é bem assim.
TVs muito grandes em ambientes pequenos podem ficar desproporcionais e fazem mal a sua visão.
Elas podem ficar apoiadas no rack, presas em painéis ou diretamente na parede, muitas vezes neste último caso os fios ficam a mostra, o que pode não deixar a composição muito atraente.


Existem inúmeras possibilidades de rack quanto ao comprimento, revestimentos, cores, tipos e profundidades. Antes escolher o seu leve em consideração a quantidade de aparelhos e objetos que ele terá que comportar.


Falando em grande quantidade de aparelhos, não esqueça de conferir se existem tomadas o suficiente para suportar a carga deles juntos, pois normalmente ficam todos ligados ao mesmo tempo!
Evite riscos de sobrecarga e curto-circuito.

Algumas salas apesar de pequenas muitas vezes comportam uma ou até duas poltronas. Para você que gosta de ousar esta é uma ótima oportunidade.


Quadros, almofadas, adesivos, porta retratos, vasos coloridos, luminárias, plantas, estatuetas, cortinas, mesas laterais, pinturas especiais e texturas estão entre os detalhes que irão conferir personalidade a sua sala e com certeza farão toda diferença no resultado final, portanto invista um tempo neles que valerá muito a pena. Mas cuidado para não exagerar, pois se a sala já é pequena, muita informação irá diminuí-la.


Espelhos podem trazer a sensação de amplitude!
Mas cuidado, eles também podem deixar o ambiente confuso e desconfortável se usados em exagero.


Independente do tamanho do ambiente sempre prese pelo equilíbrio na composição se a intenção é uma sala acolhedora!

7 comentários:

  1. I like!

    Aqui em casa é assim... sala apertada, boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Bia, ótimas dicas. Realmente vc caprichou nesta matéria. Vou adotar seus conceitos na decoração do nosso apartamento. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia.

    Muito bacana seu blog. As dicas são bem legais.

    Você tem razão , quando fala dos espaços.Eu acho que a mesa de centro vai perdendo cada vez mais sua vez, por fata do lugar dela .Os aparadores serão mais úteis..

    Beijos

    ResponderExcluir